domingo, 4 de janeiro de 2009

Aspargos Verdes com Frutos do Mar


Essa receita é uma adaptação de uma do Jamie Oliver, um dos chefs que eu mais considero, por saber adaptar a gastronomia a algo moderno.

Em 2006, quando fui para a Copa do Mundo da Alemanha ainda não curtia Aspargo, não sei pq sempre foi algo que não me agradou muito. Porém, bem na época da Copa, era também a época dos Aspargos, principalmente na região de Munique, na Baviera. Os restaurantes anunciavam orgulhosamente a chegada desse broto e faziam de tudo com ele, da entrada ao prato principal.

Como acabo de voltar da praia, de uma temporada de muito chopp e mar, nada melhor do que unir Munique a São Sebastião e preparar Aspargos Verdes com Frutos do Mar.

Esse prato pode ser facilmente adaptado e é muito fácil de fazer. Basta na verdade bons ingredientes e um bom peixeiro, que você não terá praticamente nenhum trabalho.

Para preparar essa versão escolhi na peixaria um belo Saint Peter e pedi para o peixeiro preparar dois filets deixando a pele. Depois escolhi três lulas grandes e frescas que ele limpou bem e incluiu os tentáculos na embalagem. Você pode juntar a receita camarão médio ou mesmo vieiras, dependendo da época (apenas respeite sempre o tempo de cozimento de cada fruto do mar).

Cozinhe os aspargos verdes por aproximadamente 10 minutos em água fervendo. Quando eles estiverem “Al dente”, retire e separe. Em uma frigideira grande, coloque uma generosa porção de azeite de oliva extra virgem e uma rama de erva para aromatizar. Normalmente uso orégano fresco, manjerona, salvia ou alecrim.

Prepare a Lula abrindo-a pelo lado e passando a faca na parte de dentro de forma bem suave em linhas formando pequenos quadrados na sua carne. Coloque na frigideira já quente o peixe com a pele para baixo. Neste momento é importante não ficar mexendo no peixe, deixe ele cozinhar ate a carne nas bordas apresentar aparência de cozido. Coloque na frigideira os tentáculos e em seguida as lulas. Deixe fritar. A lula logo se enrola, basta girar para homogeneizar o cozimento.

Vire o peixe e deixe cozinhar rapidamente por baixo. Esse processo todo deve demorar em media apenas 3 minutos, da colocação dos ingredientes na frigideira ate o final do processo. Quando estiver quase pronto coloque os aspargos na frigideira apenas para dorar e está pronto.

Como digo, não sou ligado a combinações de vinhos com pratos, tome o que quiser junto. Eu tomaria um bom vinho branco bem gelado.

Uma porção serve duas pessoas muito bem e demora menos de 10 minutos para ser feita. Custo médio: 30 reais.

Um comentário:

Rocio disse...

Estou estudando cozinhar e eu gosto de cozinhar macarrão. Espero ser um grande chef no futuro. Agora estou trabalhando em um restaurante para cães, damos comida Total Alimentos e servir os seus proprietários também.