terça-feira, 27 de janeiro de 2009


Pato é na verdade um prato sofisticado, mas muito simples de fazer. Tem um gosto marcante, mais forte que o frango, e normalmente vai muito bem com frutas e receitas agridoces. Esse que preparei recentemente, na verdade foi de sopetão, durante uma estada na praia na última semana. Tínhamos dois pedaços de peito de pato e resolvi assumir o fogão.

Primeira coisa é escolher bem o pato ou o pedaço que você for preparar. Dê sempre preferência pelos orgânicos ou caipiras, se você tiver essa oportunidade. Temperei bem com sal, azeite extra virgem e pimenta do reino. Depois coloquei vinho do porto, uma taca pequena em cada peito, e por cima derreti um sorvete de amora do “Rochinha”, tradicional marca de sorvetes naturais do litoral norte paulista. É claro que podemos utilizar amoras naturais, mas esse tipo de coisa não é muito comum na praia. Por cima, aproveitei uma deliciosa geléia de jabuticaba, que minha irmã preparou com frutas de uma arvore transportada, de forma ilegal, entre uma antiga casa da família e sua nova residência.

Deixei por uma hora na geladeira para o pato pegar todo o sabor e, para isso, fiz alguns pequenos furos em sua pele usando a ponta de uma faca afiada. Depois foi só picar pêssegos frescos em volta, para manter a umidade, e colocar no forno por uma cerca de 40 minutos. Na foto acima nosso prato antes de receber as frutas e entrar no fogão!

2 comentários:

Anônimo disse...

A receita realmente dá vontade, afinal simplifica um mito de que preparar pato é difícil... mas sobre os sabores, não ficou doce demais? o que você indica para acompanhar?

Gostei muito do site... aguarde mais minhas visitas.

Diogo Kotscho disse...

Carol, nao ficou nao...o sorvete e a geleia na verdade sao bem azedinhos e deram um agridoce que combina muito bem com o pato. bjs, Diogo