sábado, 14 de novembro de 2009

Saudades!


Antes de tudo gostaria de pedir desculpas por ter deixado tanto tempo sem escrever aqui. A vida andou corrida e também passei um mês no Egito. Estou louco para descer para a praia. Como já escrevi neste blog, meus pais moram em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Estive lá no feriado passado, mas com muitos eventos não deu para colocar a mão na massa e preparar algo com as maravilhas que pescam por lá. Algo que estou muito afim de fazer é um Atum grelhado. São fartos naquele mar e não é difícil achar um bem fresco na Colônia dos Pescadores.

Fresco é a palavra chave, no bom sentido, claro, para quem quer cozinhar. Fuja sempre de coisas prontas, semiprontas e principalmente congeladas. No litoral do Sudeste brasileiro é fácil achar Atum fresco e pequeno. Ele tem um sabor bem mais suave que os grandes pescados em alto mar e vendidos em pedaços nas peixarias da capital.

Com um desses, você pode preparar algo para uma família de 4 ou 5 pessoas. Peça para seu peixeiro limpar bem o Atum, retirando a pele, as espinhas e as partes de sangue escuro. Se ele não fizer isso, não volte lá nunca mais.

Em um pilão coloque flor de sal, pimenta do reino e raspas de casca de limão. Macete bem e guarde. Pegue o atum limpo em dois filets, e espalhe bem o tempero formando uma crosta em volta. Em uma churrasqueira coloque a chapa com ranhuras, aquela com pequenas “lombadas” bem perto do fogo e deixe esquentar bem. Coloque o Atum e deixe cada lado por não mais de um minuto para formar uma casca por fora e deixar cru por dentro.

Corte em postas de 2 centímetros cada uma e está pronto para receber um molho. Recomendo um feito com uma parte de molho de soja, uma parte de suco de laranja fresca, cebolinha a gosto e meia pimenta vermelha bem picadinha.

Para servir um bom vinho branco gelado. Recomendo também uma farofa com azeite de dendê, que em breve coloco aqui a receita. A foto é da vista da sacada do meu pai, onde vou preparar essa receita.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Eu sempre gosto de comer bem e meu cachorro também. O problema é que um dia ele comeu algo na rua e, em seguida, teve que levá-lo ao veterinário e ele teve que tomar um medicamento de Virbac por um longo tempo.