terça-feira, 13 de maio de 2008

Feijoada sempre é completa

Feijoada é um prato comunitário, já nasceu assim na época dos escravos e assim continua até hoje. É muito difícil alguém comer feijoada sozinho, ou requentou do dia anterior, ou é um gringo fanático que come aquelas porcarias que vendem em lata.

Fazer feijoada é um ritual muito bom. Da um grande trabalho para uma única pessoa no dia anterior, mas normalmente rende muitos elogios no dia da festa, ao menos quando alguém que fez apenas o molho de pimenta resolve roubar os méritos.

Sou contra aqueles que aproveitam a chegada de um gringo indefeso ao Brasil e levam o cara para se esbaldar numa feijoada com litros de pinga e limão, como já descrevi em um dos posts anteriores, mas confesso que normalmente da bom resultado. Feijoada é algo que fascina os incautos gringos.

Outra característica engraçada da feijoada e que apesar de ser um prato extremamente cheiroso, seu preparo é bastante fedido. Enquanto tudo não é misturado, o cheiro não é muito convidativo não. Deve ser por isso que o trabalho sujo fica pra o dia anterior!

Segue abaixo uma boa receita de feijoada, preparada por minha mãe. Apesar de estar longe das origens negras brasileiras, é sem duvida uma das melhores que já provei.

Feijoada COMPLETA

Para 10 pessoas

Ingredientes:
500 g de carne seca bovina
250 g de costela de porco salgada
250 g de costela de porco defumada
400 g de lombo de porco salgado
200 g de paio
500 g de lingüiça portuguesa
200 g de língua de boi defumada
50 g de pé de porco salgado (para dar gosto)
50 g de orelha de porco salgada (para dar gosto)
50 g de rabo de porco salgado (para dar gosto)
1,5 kg a 2 kg de feijão preto( novo)
300 g de cebola picada (para o tempero do feijão)
150 g de alho picado (para o tempero do feijão)
6 folhas de louro (para o tempero do feijão)

200 grs de bacon bem picadinho

Modo de fazer:
Coloque o feijão de molho durante 10 horas.
Limpe bem as carnes salgadas e tire o excesso de gorduras e nervuras, colocando-as de molho em água por 24 horas.
Troque essa água de três a quatro vezes durante este período. Cubra as carnes com agua e deixe ferver - costelas, carne seca e a língua defumada - em peças inteiras.
Jogue a água fora.
Lave as carnes e coloque nova agua e ferva novamente.
Jogue a água fora e as coloque para cozinhar, em água nova e com o feijão com a sua água.
Junte as folhas de louro.
Após mais meia hora, comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.

Em uma frigideira, frite o bacon bem fritinho e divida a banha em três porções ( um pouco pro tempero do arroz, um pouco pro tempero da feijoada e o restante da banha e do torresminho guarda pra temperar a couve).
Em uma frigideira doure bem a cebola e o alho em uma porção da banha previamente aquecida, e coloque uma concha do feijão com seu caldo. Misture bem, deixe cozinhar por aproximadamente 1 minuto, colocando na panela do feijão. Corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 15 a 20 minutos em fogo brando, para apurar o feijão. Se preferir retire o pé a orelha e o rabo. Se necessário corrija o sal neste momento.

Sirva com arroz branco, farinha de mandioca torrada e couve bem fininha refogada em alho, molho de pimenta.

Couve refogada
(10 pessoas)
Ingredientes
3 maços de couve
6 colheres de banha do bacon ou azeite
Bacon picadinho e fritinho
6 dentes de alho
sal à gosto

Modo de preparo
Retirar os talos das folhas até a sua metade, lavar as folhas secá-las, enrolar de quatro a cinco folhas juntas, e picá-las bem fininho.).
Aquecer uma frigideira com a banha ou bom azeite, junte o alho bem picadinho e frite, junte o. bacon e a couve na frigideira, e tempere com um pouco de pimenta do reino,(para quem gosta), remexa a couve na frigideira até murchá-la só um pouco, salgue a gosto e estará pronta a couve.

Nenhum comentário: