segunda-feira, 12 de maio de 2008

Sashimi de água quente

A coisa mais importante em um bom sashimi é ter um peixe bem fresco para prepará-lo. Pode parecer chocante à primeira vista a foto, mas é exatamente assim que se encontra um bom peixe. Na cooperativa de pescadores. Esse que mostro pra vocês foi pescado poucas horas antes de estar ai sendo limpo, trata-se de um xarelete.

É bem mais comum encontrarmos em restaurantes japoneses peixes de água fria, como o Salmão. Apesar de bastante saborosos, eles chegam ao Brasil congelado, pescados no Chile. Tenho preferido optar pelos de água quente, pescados no nosso litoral, mas para isso é preciso estar pronto para experimentar.

Boas dicas para quem viaja ao litoral paulista são, além do xarelete, o olho-de-boi e mesmo a tainha. Além é claro dos pequenos atuns que podem ser encontrados por aqui.
Para preparar é muito fácil. Peça ao peixeiro que corte os filés para você. Depois limpe bem quando chegar em casa e só aproveite a parte com carne bem limpa. Corte no formato que mais te agradar, para mim um pouco grosso é o ideal. Para isso, use uma faca fina bem afiada e corte cada pedaço de uma vez só, evite fazer o movimento de vai-e-vem. Prepare um pouco de shoyu e wasabi a gosto e sirva!



Nenhum comentário: